Olá, eu sou Joana Barbosa

Sou professora do Instituto Federal do Ceará, e hoje quero te contar a história de como cheguei até aqui…

A minha história, se parece um pouco com a sua…

Quando iniciei a faculdade, eu também estava muito animada. Era um caminho que eu estava começando a trilhar que iria me levar até a realização de um sonho… ter um diploma!

No decorrer do curso, também tive algumas pequenas dificuldades, como vocês… mas, mal sabia eu que a minha maior dor de cabeça de todo o curso ainda estava pra começar! Ao chegar no último período, me deparei com a situação que você está agora: a elaboração do TCC!!!

Se você ainda não sabe, TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior.

Cada instituição pode definir o tipo de Trabalho de Conclusão de Curso que vai exigir. Pode ser um diagnóstico, um projeto e até mesmo um produto ou um aplicativo, por exemplo. Mas os tipos mais comuns são as monografias, dissertações, teses e os artigos científicos.

Naquela época, eu nem sabia dessas informações… E mesmo tendo boas notas nas disciplinas, senti muita dificuldade para iniciar o meu trabalho, pois não tinha noção e não entendia bem sobre o que era preciso fazer.

Depois de muito tempo perdido, ao conversar com uma professora, consegui escolher um tema, e essa mesma professora, se tornou a minha orientadora.

Mesmo com as informações repassadas pela minha orientadora, eu estava travada e não conseguia avançar com o trabalho e às vezes ficava tão irritada que pensava até em desistir. E isso começou a me afetar muito, já que eu sempre ficava com o TCC pesando na consciência, me deixando estressada, nervosa e atrapalhando minhas noites de sono.

Comecei a juntar materiais, livros, sites, reportagens e tudo que encontrava sobre meu tema, mas… não conseguia escrever nada, simplesmente nada. Parecia que nada fazia sentido…

Sentava na frente do computador e ficava horas e horas olhando para a tela em branco e quando escrevia alguma coisinha, logo apagava de tão ruim e sem sentido que tinha ficado.

Tudo que eu precisava era de um caminho a ser seguido, um exemplo do que eu deveria fazer.

Comecei a pensar que se eu não finalizasse essa etapa, não poderia pegar meu diploma, não estaria com minha família e amigos na minha formatura, não conseguiria um emprego na minha área no ano seguinte, pois não teria me formado e teria muitas dificuldades depois de explicar que atrasei a conclusão do meu curso por não ter conseguido fazer o TCC a tempo, o que com certeza, atrapalharia as chances de ser contratada em uma grande e boa empresa. Por causa disso, já começaria com a minha carreira profissional bastante atrapalhada.

E o pior de tudo, seria ter que cursar mais um semestre inteiro de faculdade só para entregar o trabalho.

Diante de toda essa pressão psicológica, cheguei a cogitar a possibilidade de comprar o meu TCC. Isso mesmo! Eu não me orgulho disso… Mas pensei em pagar pelo trabalho pronto. Mas aí percebi a besteira que eu estava pensando fazer… comprar trabalhos acadêmico prontos ou pagar para alguém fazer por você é ilegal. Além disso, você corre um grande risco de ser reprovado, pois a cada 10 alunos que compram o seu TCC, 8 são reprovados!

Então, eliminei totalmente essa possibilidade! E após quebrar muito a cabeça, comecei a pesquisar formas, técnicas, passo a passos, guias, dicas … qualquer coisa que me ajudasse a entender como elaborar o TCC, como montar sua estrutura, como conseguir escrever de forma mais rápida, um trabalho de qualidade, de acordo com o tema escolhido e como utilizar as normas ABNT… E foi nesse ritmo de procura que eu descobri o SEGREDO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS.

Então, apliquei a técnica descoberta e tirei nota 9.8. Em seguida, na minha primeira pós-graduação apliquei a técnica novamente, e obtive nota 10. Isso mesmo, nota máxima!

Foi ai que percebi que eu tinha a solução para a dor de cabeça do TCC. Alguns anos depois me tornei professora, orientadora de TCCs e participante de bancas e já presenciei muitos alunos passando pelo mesmo sufoco que passei. Agora, os papeis haviam se invertido. E foi observando toda dificuldade que os alunos apresentam, que eu então resolvi ajudá-los nessa jornada.

Aqui nas minhas redes sociais, vou te dar dicas e ideias voltadas para a elaboração de monografias, artigos científicos e dissertações, compreendendo ensinamentos sobre os elementos da escrita científica e o que se espera em cada um deles.

Eu espero com essas dicas poder te ajudar a elaborar o seu TCC, iniciando do zero, de forma rápida, impecável e do jeito certo!

Se você se interessou, me acompanha aqui e nas minhas demais redes sociais pra você não perder nenhum conteúdo. E se você tiver dúvidas, perguntas ou sugestões, deixa aqui nos comentário e eu terei o prazer de te responder.

Beijos da Profª.

Tchau, tchau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *